segunda-feira, 26 de março de 2018

Ateísmo


 O ateísmo simboliza a ausência de crença em uma entidade divina. O questionamento em relação a existência de Deus ou de um ser sobre humano sempre foi evidenciado em nossa história.

Como não foi até o momento comprovado de forma científica sua existência, os espiritualistas se utilizam de sua fé em contraposição aos materialistas.

domingo, 25 de março de 2018

Niilismo


 Posição filosófica que nega os princípios religioso, social e político, considerando que a existência humana é desprovida de propósito ou de uma explicação verificável.

Os niilistas desconsideravam os preconceitos e suas realizações não estariam ligadas a coisas inexistentes. Não se tratava de pessimismo ou falta de crença e sim estar preparado para novas opções.

terça-feira, 20 de março de 2018

Os Irmãos Karamázov


 Escrito em 1880 por Dostoievski, retratando a história de Fiódor Pavlovitch Karamázov e sua complexa relação familiar.

Fiodor, um homem sem os adequados valores éticos e morais, casa-se com Adelaída Ivanovna, filha de família aristocrática.

Com o passar dos meses ela desenvolve um profundo desprezo pelo marido e, após o nascimento de Dimitri, foge com um seminarista sem dinheiro e sem o filho.

sexta-feira, 16 de março de 2018

O Diário de Anne Frank

 Com a ascensão de Hitler ao poder, seu pai, Otto Frank, decide sair da Alemanha, junto com a família, estabelecendo sua atividade profissional na cidade de Amsterdam, Holanda.

Por algum tempo, a rotina volta ao normal. As filhas frequentam a escola e ele se dedica ao seu trabalho. Mas, a crise alemã se aprofunda e a Segunda Guerra \Mundial é deflagrada.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Pollyanna


 O livro foi escrito por Eleanor H. Porter no inicio do século XX (1913). Retrata a mudança de comportamento dos habitantes de uma pequena cidade (Beldingsville, Nova Inglaterra, EUA), após a chegada de Pollyanna, uma garota com apenas 11 anos.

Com a morte dos pais, Pollyanna vai morar com sua tia, Polly Harrington, que vive sozinha no Solar dos Harrington, uma antiga propriedade da família. Trata-se de uma mulher sistemática e pouco afável.

quarta-feira, 7 de março de 2018

A Menina que Roubava Livros


Obra de 2005, escrita por Markus Zusak. O enredo retrata o cenário da Alemanha nazista e a pequena e ingênua protagonista, Liesel Meminger.

A garota padece com os horrores da guerra e se apega aos livros tentando se afastar dos eventos trágicos decorrentes da Segunda Guerra Mundial.